Bem-Vindo
Tem idade para consumir bebidas alcoólicas no país onde está?
SEJA RESPONSÁVEL. BEBA COM MODERAÇÃO.
Tarte Tatin

Tarte Tatin

Tarte Tatin
Dificuldade: Média

Ingredientes

  • 2kg de maçãs, cerca de 12, descascadas

  • 3 colheres de sopa de água

  • 100g de açúcar

  • 60g de manteiga sem sal, cortada em cubos

  • 30g de manteiga sem sal derretida

  • 300g de massa folhada com espessura de 3mm, cortada com uma dimensão ligeiramente maior do que o diâmetro da forma de tarte, picada com um garfo e congelada

Instruções

Pré-aqueça o forno a 180Cº. Corte as maçãs ao meio na horizontal, retire o caroço e corte os topos das maçãs arredondadas para que fiquem de pé na frigideira. Coloque água no fundo da frigideira e espalhe o açúcar. Deixe descansar por dois minutos para permitir que a água absorva o açúcar. Em lume médio, cozinhe a calda até que esta se transforme num caramelo loiro claro (não deixe que o caramelo se torne muito escuro ou o sabor vai predominar sobre as maçãs). De seguida, misture a manteiga em cubos – para parar o caramelo de cozinhar e dar uma riqueza adicional ao prato.

Acondicione as maçãs à volta da frigideira e, em seguida, preencha o centro com as restantes maçãs. É importante acondicioná-las tão firmemente quanto possível e pressioná-las para baixo com as mãos. Pincele as maçãs com a manteiga derretida e coloque frigideira num tabuleiro. Asse no forno por 30 minutos.

Retire do forno e coloque o disco de massa folhada congelada no topo. Dobre as bordas da massa e pique alguns furos com uma faca afiada para deixar o vapor sair à medida que a tarte cozinha. Retorne ao forno por mais 40-45 minutos, ou até que a massa fique crocante e dourada. Deixe arrefecer à temperatura ambiente por uma hora antes de se virar para fora da frigideira e sirva quente. Alternativamente, faça a tarte no dia anterior e reaqueça.

Harmonizar com o Croft Tawny 10 Anos.

Faça a sua avaliação

Sobre o vinho

Tawny 10 Anos

O vinho do Porto Tawny 10 Anos é produzido a partir de uma reserva de vinhos do Porto envelhecidos em madeira, os quais amadurecem em cascos de carvalho avinhado. Cada um destes cascos contém cerca de 630 litros de vinho. Seguidamente à sua maturação, estes vinhos individuais são loteados para garantir a consistência de qualidade e o estilo da casa.

Tawny 10 Anos

Entre os 12°C e 16°C

Garrafa de pé

Não necessita

Douro